Catarina Lab lança a calculadora da Alesc

A Calculadora Alesc é um projeto desenvolvido pelo CatarinaLAB e apresenta, de forma prática e intuitiva, os dados do Portal da Transparência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A intenção do Catarina Lab é oferecer uma ferramenta que facilita a leitura e o controle dos gastos dos parlamentares no Estado.

:. Acesse a Calculadora Alesc aqui

Acessando o painel, o cidadão catarinense pode conhecer a analisar os gastos dos gabinetes de cada um dos 40 deputados estaduais em Santa Catarina. Lá estão os dados relativos, por exemplo, a diárias, passagens, combustíveis, telefone e correspondência. 

O painel é voltado a sociedade, mas também ao trabalho de jornalistas. Além disso, qualquer cidadão, a partir das informações disponibilizadas, pode fazer comparativos e monitorar os gastos e atividade do seu parlamentar. Quer saber quem gastou mais com diária no período da pandemia? Ou o deputado que mais gastou com gasolina no ano passado? Acesse a Calculadora Alesc.

Como funciona

A Calculadora Alesc tem duas seções. A primeira trata dos gastos gerais dos gabinetes parlamentares desde janeiro de 2019, período que abrange a atual Legislatura. É possível utilizar diferentes filtros e acompanhar os gastos por item, data e parlamentar.

A segunda tela apresenta gastos com viagens, ou seja, despesas relativas somente a diárias e passagens. Eles foram isolados, porque representam o maior gasto da verba de gabinete do legislativo catarinense no período.

Nessa tela, é possível acompanhar quem usou a verba e quando. Além dos gastos por parlamentar, é possível analisar os gastos dos funcionários comissionados vinculados aos gabinetes.

Nas duas telas, o usuário pode selecionar mais de um filtro utilizando a tecla ‘ctrl’ do computador.

Nos próximos dias, vamos disponibilizar algumas leituras em nossa conta no Twitter @CatarinaLAB6 e no blog do site.

Aproveite! Cordialmente, Equipe CatarinaLAB

*A Calculadora Alesc foi desenvolvida pelo CatarinaLAB e utiliza dados do Portal da Transparência da Alesc. Os dados são atualizados mensalmente e tratam exclusivamente das verbas de gabinetes dos deputados. Não estão incluí

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: